Araçatuba (18) 3625 6960 | (18) 3117 7481 | (18) 3117 7482
Três Lagoas (67) 3522 1330 | (67) 3521 1094
São Paulo (11) 3384 6117 | (11) 2647 2235

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO DE GUIA DE TURISMO

01- Como faço para me inscrever?
Entre no site do Colégio: www.colegiosoer.com.br, veja as qualificações do Curso de Guia de Turismo do Colégio SOER e escolha em qual deseja se inscrever.
Guia de Turismo Nacional Brasil/ América do Sul: Dá direito de ser guia de excursão para qualquer lugar do Brasil ou América do Sul.
Guia de Turismo Regional São Paulo: Dá direito de ser guia no Estado de São Paulo, em todos os locais do estado.
Guia Internacional: Dá direito de guiar grupos do Brasil para o exterior e vice versa. Neste curso, o aluno tem que ter proficiência na língua onde ele quer atuar.
Você pode se inscrever em qualquer qualificação do Curso de Guia de Turismo, através do site www.colegiosoer.com.br, a qualquer hora e dia que lhe convier.
Após sua inscrição, e pagamento da matrícula, receberá um e-mail com login e senha de como acessar a área do aluno no sistema e, receberá, via Correios, o contrato. Logo depois de efetivada sua matrícula, você terá toda a parte on line do curso, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

02 – Quais documentos preciso para me matricular no curso?
Todos os documentos elencados no site, mas o principal e necessário é o certificado do Ensino Médio. Cursos de graduação, especializações, mestrados e doutorado não precisam fazer parte do rol dos documentos. É necessário ter 18 anos completos no ato da matrícula.

03- Já tenho curso de Turismo. Posso ter matérias dispensadas?
Só fazemos dispensas de outros CURSOS TÉCNICOS, da própria área.
Graduação, pós, mestrados, etc., não dispensam. Nestes cursos é necessário fazer provas de capacitação em todas as disciplinas onde quer que sejam solicitadas as dispensas, e o Colégio SOER não efetua mais dispensas de matéria cursada em nível superior.

04- Estou em dúvida: qual fazer primeiro?  O Guia Nacional, o Regional ou o Internacional?
Se você quer fazer o Nacional, e também quer atuar no Regional ou Internacional, você deve primeiramente fazer o Guia de Turismo Nacional/Brasil-América do Sul completo e, depois, fará os demais. Assim, você só terá que fazer as matérias específicas àquela qualificação do curso que escolher fazer posteriormente.
Lembrando que cada curso tem a sua qualificação e cada um tem um custo diferenciado e, o aluno, deverá participar das viagens técnicas de cada qualificação, que são diferenciadas.

05- O que é on line e o que é presencial?
A parte on line do curso consiste de web aulas, apostilas e trabalhos do curso, disponíveis no AVA, lembrando que este acesso ficará disponível durante os seis meses do período do curso. Nos primeiros três meses, terá acesso às disciplinas do 1º módulo; a partir do 4º mês, do 2º módulo. Para alunos que se matricularem a partir de julho de 2016, passará a ter três módulos, assim disponibilizados: os primeiros dois meses, 1º módulo; no 3º e 4º mês será liberado o segundo módulo e,  no 5º e 6º mês, será liberado o 3º módulo.
A parte presencial consta da prova e da viagem técnica e ambos são obrigatórios.
A viagem técnica tem data disponibilizada pelo Colégio e depende da demanda de alunos, pois é necessário um grupo de pelo menos 35 alunos inscritos para a viagem ser realizada.
A prova é feita no Colégio e tem que ser agendada através do e-mail: financeiro@colegiosoer.com.br.
O roteiro da viagem técnica terrestre se encontra no AVA, com valores e informações pertinentes. A viagem aérea tem que ser feita dentro do período que o aluno esteja fazendo o curso, que pode ser em qualquer data e trecho que lhe convier, com custas próprias. Obrigatório colocar o “cartão de embarque” (original ou cópia) da sua viagem aérea no Relatório da Viagem terrestre.

06- Como envio os trabalhos?
Através do AVA. Há uma explicação no vídeo de como fazer o envio dos trabalhos, mas se tiver alguma dúvida ainda, contate o e-mail: suporte@colegiosoer.com.br.
A elaboração dos trabalhos pode ser realizada de acordo com a disponibilidade do aluno, lembrando que pode ir enviando os mesmos à medida que for terminando. Também, sugerimos que o aluno termine seus trabalhos com 1 (um) mês de antecedência, pois se tiver que refazer algum trabalho, ainda dará tempo antes do bloqueio do AVA. O bloqueio consta de todas as atividades acadêmicas (web aulas, apostilas e trabalhos), só ficando aberto o “boletim” do aluno. Caso ocorra o bloqueio, o aluno terá que pagar uma manutenção. Para isso, ele terá que se reportar ao e-mail= financeiro@colegiosoer.com.br. Os alunos matriculados a partir de julho, devem observar que há três módulos e não dois módulos.
Cada trabalho vale de zero (0,0) a dez (10,0). Não aceitamos trabalhos com menos de 2 páginas (laudas), e os mesmos devem ser feitos com pesquisas apuradas e desenvolvimento coerente com o enunciado do mesmo. Quando for o caso, não deixar de ilustrá-lo.
Não deixe de reler os trabalhos antes de enviar e, por favor, coloque o enunciado do mesmo (enunciado = o que o trabalho pede).  Leia atentamente antes de submetê-lo para nós.
O Colégio tem até 20 (vinte) dias úteis para a correção de qualquer trabalho, prova e relatório da viagem.

07- Como e quando é a prova?
A prova do curso é presencial no Colégio SOER. Pode ser realizada em um único dia, e o aluno tem as datas a escolher, de acordo com calendário de provas do Colégio, disponibilizadas ao aluno. Ele pode escolher fazer a prova juntamente com a viagem técnica, facilitando sua vinda ao Colégio apenas uma vez (ela é realizada no primeiro dia,  na segunda-feira que antecede à  viagem técnica do curso) ou escolhe um dos dias elencados no calendário do Colégio.
O conteúdo da prova é a matéria que foi proposta no curso: nas web aulas, nas apostilas e atividades afins. São 10 questões de múltipla escolha em cada disciplina, valendo de zero (0,0) a dez (10,0).

08- Como e quando é a Viagem Técnica?
A viagem tem duração de uma semana. Na segunda-feira, o aluno faz a prova com início às 8h e, ao término da mesma, terá as atividades complementares do curso que são treinamentos práticos.
Na terça-feira, com saída às 07h30min, será feito um tour em Araçatuba e, logo após, saímos da cidade para continuação da viagem técnica.  O aluno terá um pernoite em Araçatuba, por conta do aluno, e 4 pernoites no local da viagem.
No sábado, retorno dos alunos.
Lembramos que há uma viagem aérea que deve ser realizada pelo aluno, dentro do período do curso, para os alunos do curso de Guia Nacional e Internacional.
Durante a Viagem Técnica terrestre, o aluno apresenta sua tarefa da Avaliação da Prática Profissional, valendo de zero (0,0) a dez (10,0). Esta avaliação é só oral e não há necessidade de entregar nada escrito e nem colocá-la no Relatório da Viagem.
O Relatório da Viagem tem que ser entregue via Correios, após decorrido 45 dias da viagem, prazo máximo, com comentários e fotos (com legenda), dos lugares visitados. Também valendo de zero (0,0) a dez (10,0).

09 – Onde eu posso encontrar outras informações sobre o curso?
No site do Colégio SOER, nos Cursos, há toda a explicação de cada curso do Colégio. No contrato que o aluno confirma antes de iniciar a sua matrícula, também será encontrado as disposições sobre o curso e, neste contrato, enviado ao aluno, também terá as informações sobre o curso, assim como todos os funcionários estão aptos a dar informações aos interessados.
Importante ler todas as informações contidas nestes documentos.

10- Como desenvolvo meus trabalhos?
Trabalho tem que ter pesquisa, leituras e desenvolvimento compatível ao que é solicitado, não devendo fugir do assunto e nem deixá-lo longo demais, com relatos desnecessários.
É preciso pesquisa efetiva e essencial ao enunciado do trabalho, pesquisando variados livros, folders, revistas, Google, enfim, hoje temos uma infinidade de informações e é isso que nos prova se realmente sua pesquisa foi válida.
Não entregar trabalhos com menos de duas páginas, mesmo os de perguntas e respostas. Isto atrapalhará o andamento de suas notas e, consequentemente, você perderá tempo durante o curso tendo que refazer o trabalho.
Muito importante: Depois do trabalho pronto, formatar o texto, reler e verificar se a capa está condizente com o trabalho que está enviando; colocar seu nome completo, sua turma, seu RA (Registro do Aluno) e seu e-mail. Também, colocar no corpo do trabalho, o enunciado solicitado (o que o trabalho pede). Verificar tudo isto para depois enviar.

11- Como acesso o boletim no AVA?
Clique em “boletim”, depois clique no ano que está fazendo o curso (2016), e aí aparecerá seu boletim.

12- Quando recebo meu diploma?
O processo de Diploma pode levar até 45 dias, pois não depende somente do Colégio SOER, mas também da Diretoria de Ensino de Araçatuba/SP, órgão público fiscalizador e responsável por autorizar a emissão do documento. Lembrando que esse processo só será iniciado após a quitação de todas as pendências financeiras e regularização da documentação. Isto inclui VISTO CONFERE (confirmação de veracidade) do Ensino Médio.

Obs: Alunos estrangeiros deverão obrigatoriamente enviar:

Cópia autenticada do RNE, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento traduzida e Equivalência de Conclusão de Estudos do Ensino Médio.
O aluno deverá solicitar a Equivalência de Estudos na Diretoria de Ensino da região, ou em qualquer Secretaria de Educação do Estado no Brasil.
(Equivalência é o reconhecimento de estudos feitos no estrangeiro, em um mesmo nível de estudos, mesmo que colocados em matérias ou disciplinas diversas do Brasil e confere ao estudante o mesmo nível em grau de conhecimentos e maturidades equivalentes aos do Sistema Brasileiro de Ensino.)

13-  Quando recebo minha credencial de Guia?
Após o término de todas as atividades: 100% das web aulas assistidas, trabalhos, provas, viagem técnica, relatório e toda documentação legalizada,  seu processo terá que passar pelas mãos do Supervisor de Ensino, e só depois desse trâmite é que seu diploma ficará pronto. De posse do diploma, aí sim, você dará entrada junto à CADASTUR para solicitação da sua credencial em Guia de Turismo. Não é o Colégio SOER que expede a credencial e sim, a CADASTUR. Informe-se junto a este órgão para obter a credencial.
Site =
www.cadastur.turismo.gov.br

14- A quem devo me reportar quando tiver alguma dúvida?
– acesso geral ao AVA (aulas, apostilas, trabalhos, boletim) =  suporte@colegiosoer.com.br
– certificados e diplomas =  certificadosediplomas@colegiosoer.com.br
– dispensa de disciplinas e documentação =  contato@colegiosoer.com.br
– notas =  transacoesimob@colegiosoer.com.br
– pedagógico e viagens =  guiaturismo@colegiosoer.com.br
– provas (agendamento) = financeiro@colegiosoer.com.br


SUCESSO EM SUA NOVA PROFISSÃO.